ISBN: 978-85-7283-996-9
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2017
Número de páginas: 176
Idiomas do produto: Português
Peso: 230 g
Comprimento: 10 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
R$49.00
“Os antigos costumavam comparar ao ouro tudo o que consideravam sem defeitos e belo por excelência: assim, entendiam por Idade do ouro a idade das virtudes e da felicidade, e pelos Versos Dourados os versos nos quais estava encerrada a mais pura das doutrinas. Atribuíam constantemente esses versos a Pitágoras não porque acreditassem que esse filósofo os houvesse composto ele próprio, mas porque sabiam que aquele entre seus discípulos que era deles o autor, neles havia exposto a exata doutrina de seu mestre, e criara todos com base nas máximas saídas de sua boca. Esse discípulo, recomendável por suas luzes e, sobretudo, por seu apego aos preceitos de Pitágoras, chamava-se Lísis. Após a morte desse filósofo, e quando seus inimigos, transitoriamente triunfantes, suscitaram em Crotona e em Mesaponto a terrível perseguição que custou a vida de um grande número de pitagóricos, esmagados sob os destroços de sua escola incendiada, ou forçados a morrer de fome no templo das Musas, Lísis, que felizmente escapara desses desastres, refugiou-se na Grécia, onde, desejoso de expandir a seita de Pitágoras, cujos princípios eram então alvo de calúnia, julgou necessário redigir uma espécie de formulário que contivesse as bases da moral e as principais regras de conduta oferecidas por esse homem célebre. É a essa atitude generosa que devemos os versos filosóficos que tentei traduzir para o francês. Esses versos, chamados de dourados pela razão por mim indicada, contêm as opiniões de Pitágoras, e são tudo o que nos resta de verdadeiramente autêntico no que diz respeito a um dos maiores homens da antiguidade.” ANTOINE FABRE D’OLIVET
Os antigos costumavam comparar ao ouro tudo o que consideravam sem defeitos e belo por excelência: assim, entendiam por Idade do ouro a idade das virtudes e da felicidade, e pelos Versos Dourados os versos nos quais estava encerrada a mais pura das doutrinas.
Alguns dos mais antigos documentos jurídicos da história reunidos em uma única obra.
Lafargue organizou uma obra clara que busca popularizar a teoria econômica de Marx junto aos operários. Para o filósofo alemão, este foi o ensaio que mais se aproximou de uma leitura sintética de O capital.
A vida intelectual é um guia para quem busca se dedicar aos estudos e à erudição. De caráter tanto filosófico quanto teológico, toma como base dezesseis preceitos estabelecidos por Santo Tomás de Aquino acerca da educação.
Em A Cidade Antiga, o historiador francês Fustel de Coulanges analisa a formação das instituições gregas e romanas, incluindo o Direito.
O espírito das leis é a mais importante obra de Montesquieu. Neste livro, publicado em 1748, o autor analisa a natureza de três tipos de governo: republicano, monárquico e despótico.
Esta coleção reúne as principais obras dos três maiores expoentes da filosofia estoica: o grego Epicteto, o romano Sêneca e o imperador romano Marco Aurélio.
A filosofia de Epicuro ficou conhecida na contemporaneidade como a filosofia da alegria, pois se concentra no experimentar e vivenciar o prazer. Porém é fundamental a compreensão do conceito de prazer segundo a ótica epicurista.
Um dos maiores clássicos da teosofia, Luz no Caminho, como delineia o próprio título, é um farol que ilumina o percurso daqueles que caminham para atingir a sabedoria.
Este é o último Diálogo de autoria indiscutível de Platão. E o mais extenso e abrangente de todos os textos do mestre da Academia.
Este sucinto e primoroso manual filosófico, apresentado aqui em versão bilíngue (grego-português), reúne 53 aforismos de teor ético que expressam a preocupação fundamental de Epicteto: a conduta e o comportamento do ser humano em sociedade, e seu reflexo na manifestação da tão sonhada felicidade.
Publicada pela primeira vez em 1781, a Crítica da Razão Pura é um divisor de águas da filosofia ocidental, que revolucionou a forma como percebemos e lidamos com o conhecimento.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
ISBN: 978-85-7283-996-9
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2017
Número de páginas: 176
Idiomas do produto: Português
Peso: 230 g
Comprimento: 10 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.
Este clássico da ciência política – elaborado tendo por base o direito da natureza e o estado natural – traz na liberdade a essência da soberania política, tendo influenciado a declaração de Independência dos Estados Unidos e se tornado um ícone do liberalismo político moderno.
Em Da Arte da Guerra, Maquiavel não se preocupa com o desenvolvimento esmiuçado de uma teoria política que tenha o fenômeno bélico como componente privilegiado mas sim em exibir uma concepção da guerra do ponto de vista da arte e de sua exeqüibilidade e funcionalidade.
Mais um clássico da filosofia e da teologia de Tomás de Aquino, presente em uma das suas mais importantes obras, as famosas Questões Disputadas.
O que é o satori? Como definir a prática do zazen? Como os koans podem auxiliar o praticante do zen-budismo? Esses e outros conceitos básicos são explicados de forma clara e simples pelo mestre Daisetz Teitaro Suzuki em Uma introdução ao zen-budismo.
Bases Epistemológicas e Metodológicas
Este livro analisa os fundamentos e as formas institucionais e políticas da formação na área do Direito e questiona suas contradições e reducionismos, apresentando uma reflexão crítica sobre o ensino do Direito.
Este livro reúne alguns estudos de Durkheim que abordam o seu pensamento acerca de problemas gerais dos quais habitualmente se ocupam os filósofos – como as relações entre a matéria e o espírito, a consciência e a natureza, a razão e a sensibilidade – e não a respeito de uma questão sociológica em particular.
Este clássico ensaio do sociólogo alemão Max Weber investiga o papel da religião na vida econômica.
O livro do Ashtanga Yoga
O ashtanga yoga se tornou um dos estilos de prática mais influentes e difundidos atualmente, e Yoga Mala é seu guia escrito mais importante.