ISBN: 978-85-7283-706-4
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2012
Número de páginas: 192
Idiomas do produto: Português
Peso: 240 g
Comprimento: 11 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
R$63.00
Do Sentido e dos Sensíveis; Da Memória e da Revocação; Do Sono e da Vigília; Dos Sonhos; Da Divinação no Sono; Da Longevidade e da Efemeridade da Vida; Da Juventude e da Velhice. Da Vida e da Morte; Da Respiração. Estes tratados e mais o breve tratado suspeito Do Alento constituem o clássico, Parva Naturalia, sendo uma continuação orgânica do tratado Da Alma. Porém, a leitura e o estudo de Parva Naturalia não prescinde da leitura e do estudo do Da Alma e vice-versa. Como no Da Alma, esses textos são do flagrante interesse não somente de psicólogos e psicanalistas, mas igualmente de zoólogos, biólogos, fisiologistas e todos que, de uma maneira ou de outra, estudam os fenômenos da mente, da vida e da morte ou refletem sobre eles. Trata-se de leitura indispensável aos estudantes e estudiosos da filosofia.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Esta obra primordial da cultura clássica encanta a todos os que buscam compreender a formação, a estrutura e o desenvolvimento da vida em comunidade.
Uma das mais expressivas e fecundas obras do pensamento grego e uma das que mais influenciaram a posteridade do mundo ocidental.
Com texto integral, a Retórica de Aristóteles tem primorosa tradução realizada por Edson Bini, direto do idioma grego, com notas e numeração de Immanuel Bekker.
Categorias – Da interpretação – Analíticos anteriores – Analíticos posteriores – Tópicos – Refutações sofísticas
A tradução pioneira em língua portuguesa do Órganon de Aristóteles vem completa em um único volume, com o texto integral.
Situado entre Do Céu e Meteorologia, e subordinado à Física, cuja leitura (bem como dos primeiros) não dispensa para sua compreensão, “Da Geração e Corrupção” é um importante tratado compacto que integra a chamada filosofia da natureza aristotélica.
Considerada uma das obras mais importantes da doutrina ética de Aristóteles – ao lado de Ética a Nicômaco -, Ética a Eudemo traduz algumas das mais fecundas reflexões deste pensador grego acerca do tema.
Textos Selecionados
Este livro reúne uma criteriosa seleção dos principais aspectos sobre a ética abordados por Aristóteles ao longo de uma das mais expressivas obras sobre o tema, Ética a Nicômaco.
Este tratado, cujo objeto é a cosmologia [kosmologia] – palavra que poderíamos traduzir por ”estudo do universo ordenado”, o que corresponde essencialmente ao que chamamos modernamente de Astronomia –, guarda estreita proximidade com a Física, de cuja leitura e estudo não prescinde, até porque sua compreensão depende de conceitos fundamentais contidos e explicados na Física; também está intimamente aparentado ao Da Geração e Da Corrupção e ao Meteorologia.
Manual prático de oratória, a Retórica a Alexandre possui grande valor como uma contribuição de ensino de um mestre sofista.
Uma das disciplinas fundamentais da filosofia, em sua forma clássica, a Metafísica tem como foco principal analisar, entre outras coisas, os fundamentos, as condições, as leis, o sentido e a finalidade dos seres em geral.
Em uma abordagem acessível ao público em geral e de grande proveito para estudiosos de filosofia, George Stock, ilustre Professor de Oxford, nos oferece uma exposição do estoicismo que cobre didaticamente, com clareza e competência, todos os diversos aspectos de sua filosofia.
A filosofia de Epicuro ficou conhecida na contemporaneidade como a filosofia da alegria, pois se concentra no experimentar e vivenciar o prazer. Porém é fundamental a compreensão do conceito de prazer segundo a ótica epicurista.
Um dos maiores clássicos da teosofia, Luz no Caminho, como delineia o próprio título, é um farol que ilumina o percurso daqueles que caminham para atingir a sabedoria.
Este é o último Diálogo de autoria indiscutível de Platão. E o mais extenso e abrangente de todos os textos do mestre da Academia.
Este sucinto e primoroso manual filosófico, apresentado aqui em versão bilíngue (grego-português), reúne 53 aforismos de teor ético que expressam a preocupação fundamental de Epicteto: a conduta e o comportamento do ser humano em sociedade, e seu reflexo na manifestação da tão sonhada felicidade.
Publicada pela primeira vez em 1781, a Crítica da Razão Pura é um divisor de águas da filosofia ocidental, que revolucionou a forma como percebemos e lidamos com o conhecimento.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Este livro reúne cinco Diálogos apresentados por Platão:CRÁTILO (ou DA CORREÇÃO DOS NOMES), CÁRMIDES (ou DA MODERAÇÃO), LAQUES (ou DA CORAGEM), ION (ou DA ILÍADA) e MENEXENO (ou ORAÇÃO FÚNEBRE).
Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.
A Apologia de Sócrates de Platão é o registro de uma das defesas mais famosas e polêmicas da história do Direito e da Justiça ocidentais.
Esta é uma obra clássica sobre a interpretação realista do Direito. Para o autor, seu objetivo primordial é promover os princípios empiristas no campo jurídico.
ISBN: 978-85-7283-706-4
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2012
Número de páginas: 192
Idiomas do produto: Português
Peso: 240 g
Comprimento: 11 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
Mais um clássico da filosofia e da teologia de Tomás de Aquino, presente em uma das suas mais importantes obras, as famosas Questões Disputadas.
Escrita como tese de doutoramento de Henri Bergson, em 1889, Ensaio sobre os dados imediatos da consciência é uma obra que vincula a psicologia à metafísica em uma abordagem poderosa e original.
A Teoria do Ordenamento Jurídico é uma das mais importantes obras do debate jurídico.
O que é o satori? Como definir a prática do zazen? Como os koans podem auxiliar o praticante do zen-budismo? Esses e outros conceitos básicos são explicados de forma clara e simples pelo mestre Daisetz Teitaro Suzuki em Uma introdução ao zen-budismo.
Este clássico ensaio do sociólogo alemão Max Weber investiga o papel da religião na vida econômica.
Este clássico da ciência política – elaborado tendo por base o direito da natureza e o estado natural – traz na liberdade a essência da soberania política, tendo influenciado a declaração de Independência dos Estados Unidos e se tornado um ícone do liberalismo político moderno.
Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.
Em outubro de 1761, Marc-Antoine, filho de Jean Calas, foi encontrado morto.
Textos Clássicos Indianos
Obras centrais do cânone védico, as Upaniṣadas tiveram e ainda têm enorme influência na literatura e na cultura indianas, cumprindo papel fundamental na formação das tradições religiosas e filosóficas da Índia, tais como o budismo, o jainismo e, especialmente, as várias vertentes do hinduísmo.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Edição bilíngue (português/latim) da obra do famoso jurisconsulto clássico romano, caracterizado por seu espírito humanista e equitativo, cuja obra foi fundamental na evolução do direito romano e bizantino.