ISBN: 978-85-7283-759-0
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2011
Número de páginas: 96
Idiomas do produto: Português
Peso: 130 g
Comprimento: 7 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
R$36.90
O que nos restou da Poética de Aristóteles, ainda que na esperança da recuperação da parte perdida no futuro, constitui um preciosíssimo estudo de duas formas célebres da poesia – a trágica e a épica – caracterizado pela clareza e o tratamento sistemático e meticuloso do estagirita. Como a Retórica, a Poética dirige-se a um público muito mais amplo do que o dos tratados acroamáticos de Aristóteles. Assim, não só aqueles que são classificados atualmente por nós como estudantes e estudiosos de filosofia e de poesia obtêm de sua leitura atenta um grande e indiscutível proveito, como também os interessados na literatura em geral, na crítica literária, no teatro, no jornalismo e todos que se ocupam da linguagem e da comunicação humanas.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Esta obra primordial da cultura clássica encanta a todos os que buscam compreender a formação, a estrutura e o desenvolvimento da vida em comunidade.
Uma das mais expressivas e fecundas obras do pensamento grego e uma das que mais influenciaram a posteridade do mundo ocidental.
Com texto integral, a Retórica de Aristóteles tem primorosa tradução realizada por Edson Bini, direto do idioma grego, com notas e numeração de Immanuel Bekker.
Categorias – Da interpretação – Analíticos anteriores – Analíticos posteriores – Tópicos – Refutações sofísticas
A tradução pioneira em língua portuguesa do Órganon de Aristóteles vem completa em um único volume, com o texto integral.
Situado entre Do Céu e Meteorologia, e subordinado à Física, cuja leitura (bem como dos primeiros) não dispensa para sua compreensão, “Da Geração e Corrupção” é um importante tratado compacto que integra a chamada filosofia da natureza aristotélica.
Considerada uma das obras mais importantes da doutrina ética de Aristóteles – ao lado de Ética a Nicômaco -, Ética a Eudemo traduz algumas das mais fecundas reflexões deste pensador grego acerca do tema.
Textos Selecionados
Este livro reúne uma criteriosa seleção dos principais aspectos sobre a ética abordados por Aristóteles ao longo de uma das mais expressivas obras sobre o tema, Ética a Nicômaco.
Este tratado, cujo objeto é a cosmologia [kosmologia] – palavra que poderíamos traduzir por ”estudo do universo ordenado”, o que corresponde essencialmente ao que chamamos modernamente de Astronomia –, guarda estreita proximidade com a Física, de cuja leitura e estudo não prescinde, até porque sua compreensão depende de conceitos fundamentais contidos e explicados na Física; também está intimamente aparentado ao Da Geração e Da Corrupção e ao Meteorologia.
Manual prático de oratória, a Retórica a Alexandre possui grande valor como uma contribuição de ensino de um mestre sofista.
Uma das disciplinas fundamentais da filosofia, em sua forma clássica, a Metafísica tem como foco principal analisar, entre outras coisas, os fundamentos, as condições, as leis, o sentido e a finalidade dos seres em geral.
Em uma abordagem acessível ao público em geral e de grande proveito para estudiosos de filosofia, George Stock, ilustre Professor de Oxford, nos oferece uma exposição do estoicismo que cobre didaticamente, com clareza e competência, todos os diversos aspectos de sua filosofia.
Esta coleção reúne as principais obras dos três maiores expoentes da filosofia estoica: o grego Epicteto, o romano Sêneca e o imperador romano Marco Aurélio.
A filosofia de Epicuro ficou conhecida na contemporaneidade como a filosofia da alegria, pois se concentra no experimentar e vivenciar o prazer. Porém é fundamental a compreensão do conceito de prazer segundo a ótica epicurista.
Um dos maiores clássicos da teosofia, Luz no Caminho, como delineia o próprio título, é um farol que ilumina o percurso daqueles que caminham para atingir a sabedoria.
Este é o último Diálogo de autoria indiscutível de Platão. E o mais extenso e abrangente de todos os textos do mestre da Academia.
Este sucinto e primoroso manual filosófico, apresentado aqui em versão bilíngue (grego-português), reúne 53 aforismos de teor ético que expressam a preocupação fundamental de Epicteto: a conduta e o comportamento do ser humano em sociedade, e seu reflexo na manifestação da tão sonhada felicidade.
Publicada pela primeira vez em 1781, a Crítica da Razão Pura é um divisor de águas da filosofia ocidental, que revolucionou a forma como percebemos e lidamos com o conhecimento.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Este livro reúne cinco Diálogos apresentados por Platão:CRÁTILO (ou DA CORREÇÃO DOS NOMES), CÁRMIDES (ou DA MODERAÇÃO), LAQUES (ou DA CORAGEM), ION (ou DA ILÍADA) e MENEXENO (ou ORAÇÃO FÚNEBRE).
Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.
A Apologia de Sócrates de Platão é o registro de uma das defesas mais famosas e polêmicas da história do Direito e da Justiça ocidentais.
ISBN: 978-85-7283-759-0
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2011
Número de páginas: 96
Idiomas do produto: Português
Peso: 130 g
Comprimento: 7 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
Edição do clássico francês que traz uma inusitada situação: dois grandes filósofos, Maquiavel e Montesquieu, encontram-se no inferno para discutir os mais importantes temas políticos e sociais.
Este livro reúne alguns estudos de Durkheim que abordam o seu pensamento acerca de problemas gerais dos quais habitualmente se ocupam os filósofos – como as relações entre a matéria e o espírito, a consciência e a natureza, a razão e a sensibilidade – e não a respeito de uma questão sociológica em particular.
Verdadeiro livro de cabeceira, esta obra oferece ao leitor magníficas histórias da Mitologia onde o autor desvenda seus mistérios e traz valiosas lições e exemplos para o nosso dia a dia.
Edição bilíngue (português/latim) da obra do famoso jurisconsulto clássico romano, caracterizado por seu espírito humanista e equitativo, cuja obra foi fundamental na evolução do direito romano e bizantino.
O que é o satori? Como definir a prática do zazen? Como os koans podem auxiliar o praticante do zen-budismo? Esses e outros conceitos básicos são explicados de forma clara e simples pelo mestre Daisetz Teitaro Suzuki em Uma introdução ao zen-budismo.
Textos Clássicos Indianos
Obras centrais do cânone védico, as Upaniṣadas tiveram e ainda têm enorme influência na literatura e na cultura indianas, cumprindo papel fundamental na formação das tradições religiosas e filosóficas da Índia, tais como o budismo, o jainismo e, especialmente, as várias vertentes do hinduísmo.
Manual prático de oratória, a Retórica a Alexandre possui grande valor como uma contribuição de ensino de um mestre sofista.
Em Da Arte da Guerra, Maquiavel não se preocupa com o desenvolvimento esmiuçado de uma teoria política que tenha o fenômeno bélico como componente privilegiado mas sim em exibir uma concepção da guerra do ponto de vista da arte e de sua exeqüibilidade e funcionalidade.
Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã e outros textos
Avante, mulheres! reúne os principais textos da pioneira do feminismo, Olympe de Gouges.
A Teoria do Ordenamento Jurídico é uma das mais importantes obras do debate jurídico.