ISBN: 978-85-521-0035-5
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2019
Número de páginas: 352
Idiomas do produto: Português
Peso: 370 g
Comprimento: 24 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
R$72.00
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Esta obra primordial da cultura clássica encanta a todos os que buscam compreender a formação, a estrutura e o desenvolvimento da vida em comunidade.
Uma das mais expressivas e fecundas obras do pensamento grego e uma das que mais influenciaram a posteridade do mundo ocidental.
Com texto integral, a Retórica de Aristóteles tem primorosa tradução realizada por Edson Bini, direto do idioma grego, com notas e numeração de Immanuel Bekker.
Situado entre Do Céu e Meteorologia, e subordinado à Física, cuja leitura (bem como dos primeiros) não dispensa para sua compreensão, “Da Geração e Corrupção” é um importante tratado compacto que integra a chamada filosofia da natureza aristotélica.
Categorias – Da interpretação – Analíticos anteriores – Analíticos posteriores – Tópicos – Refutações sofísticas
A tradução pioneira em língua portuguesa do Órganon de Aristóteles vem completa em um único volume, com o texto integral.
Textos Selecionados
Este livro reúne uma criteriosa seleção dos principais aspectos sobre a ética abordados por Aristóteles ao longo de uma das mais expressivas obras sobre o tema, Ética a Nicômaco.
Considerada uma das obras mais importantes da doutrina ética de Aristóteles – ao lado de Ética a Nicômaco -, Ética a Eudemo traduz algumas das mais fecundas reflexões deste pensador grego acerca do tema.
Este tratado, cujo objeto é a cosmologia [kosmologia] – palavra que poderíamos traduzir por ”estudo do universo ordenado”, o que corresponde essencialmente ao que chamamos modernamente de Astronomia –, guarda estreita proximidade com a Física, de cuja leitura e estudo não prescinde, até porque sua compreensão depende de conceitos fundamentais contidos e explicados na Física; também está intimamente aparentado ao Da Geração e Da Corrupção e ao Meteorologia.
Manual prático de oratória, a Retórica a Alexandre possui grande valor como uma contribuição de ensino de um mestre sofista.
Uma das disciplinas fundamentais da filosofia, em sua forma clássica, a Metafísica tem como foco principal analisar, entre outras coisas, os fundamentos, as condições, as leis, o sentido e a finalidade dos seres em geral.
Neste Livro VI – Érato das Histórias, Heródoto continua a narrar a Revolta da Iônia em seus últimos acontecimentos: a dominação persa das ilhas do Mar Egeu e o destino de Histieu, o tirano de Mileto que tramou contra o Grande Rei e incentivou os iônios à revolta.
Este é quinto volume da clássica série Histórias de Heródoto, composta por 9 livros, todos em edição de colecionador capa dura, com comentários e ricas notas da Doutora em História Social (USP), Pós-Doutora em Estudos Literários (UNESP) e em Letras Clássicas (USP), Maria Aparecida de Oliveira Silva.
Livro IV – Melpômene
Neste Livro IV – Melpômene, Heródoto narra a expansão do Império Persa na Ásia, registra detalhes sobre os preparativos da expedição militar de Dario, e trata dos episódios que marcaram as campanhas militares de Dario contra a Cítia e contra a Líbia.
A relação entre os irmãos é a temática principal deste tratado em que Plutarco analisa não somente a natureza do amor fraterno, mas também o papel da família nesta relação.
Incrivelmente atual, um verdadeiro tratado sobre os benefícios que os inimigos podem trazer para um indivíduo.
Plutarco dedica este tratado de conteúdo filosófico-pedagógico a Poliano e Eurídice, seus discípulos e filhos de amigos ilustres, que se casaram.
Esta obra primordial da cultura clássica encanta a todos os que buscam compreender a formação, a estrutura e o desenvolvimento da vida em comunidade.
Livro III – Talia
Este é o terceiro livro da clássica série Histórias de Heródoto, composta por 9 volumes.
Livro II – Euterpe
Este é o segundo livro da clássica série Histórias de Heródoto, composta por 9 volumes.
Do amor aos filhos aborda um tema clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo: os sentimentos de amor entre pais e filhos.
Um verdadeiro tratado sobre educação, que permanece tão atual quanto nos tempos em que fora escrito.
ISBN: 978-85-521-0035-5
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2019
Número de páginas: 352
Idiomas do produto: Português
Peso: 370 g
Comprimento: 24 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
Fundamental para a compreensão do pensamento oriental, Vazio Perfeito é uma obra basilar do taoismo.
A Teoria do Ordenamento Jurídico é uma das mais importantes obras do debate jurídico.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Escrita como tese de doutoramento de Henri Bergson, em 1889, Ensaio sobre os dados imediatos da consciência é uma obra que vincula a psicologia à metafísica em uma abordagem poderosa e original.
A Teoria da Norma Jurídica foi o curso ministrado por Norberto Bobbio antes da elaboração de Teoria do Ordenamento Jurídico.
Os antigos costumavam comparar ao ouro tudo o que consideravam sem defeitos e belo por excelência: assim, entendiam por Idade do ouro a idade das virtudes e da felicidade, e pelos Versos Dourados os versos nos quais estava encerrada a mais pura das doutrinas.
Textos Clássicos Indianos
Obras centrais do cânone védico, as Upaniṣadas tiveram e ainda têm enorme influência na literatura e na cultura indianas, cumprindo papel fundamental na formação das tradições religiosas e filosóficas da Índia, tais como o budismo, o jainismo e, especialmente, as várias vertentes do hinduísmo.
Um encontro entre poesia, filosofia e espiritualidade, A voz do mestre é uma das obras mais poderosas de Khalil Gibran.
Bases Epistemológicas e Metodológicas
Este livro analisa os fundamentos e as formas institucionais e políticas da formação na área do Direito e questiona suas contradições e reducionismos, apresentando uma reflexão crítica sobre o ensino do Direito.
Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180.