ISBN: 978-85-7283-913-6
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2015
Número de páginas: 104
Idiomas do produto: Português
Peso: 130 g
Comprimento: 8 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
R$35.00
Em estoque
Este curso sobre a Educação Moral – um dos trabalhos mais importantes produzidos por Émile Durkheim – é o primeiro sobre a Ciência da Educação que o sociólogo francês ministrou na Sorbonne, em 1902-1903, e está dividido em duas partes: a primeira, denominada “Os elementos da moralidade”, é dedicada integralmente ao tema da moral e tem um caráter eminentemente teórico, à medida que nela o autor discute os elementos constitutivos da moralidade, tanto os elementos pétreos – o espírito de disciplina e a adesão aos grupos sociais – quanto o elemento da moralidade típica das sociedades modernas – por ele denominado de autonomia da vontade; a segunda parte do curso, intitulada “Como constituir na criança os elementos da moralidade”, tem um caráter prático, e, embora retome os dois elementos pétreos da moralidade – conforme sugerem as duas seções nas quais está dividida: “O espírito da disciplina” e “O vínculo com os grupos sociais” –, nela o autor deixa transparecer seu comprometimento com a formação do cidadão republicano.
Definição e origens a doutrina Saint-Simoniana
Em 1887, Durkheim foi indicado para ministrar aulas de Pedagogia e Ciência Social na Faculdade de Letras de Bordeaux, na França.
Em Educação e sociologia, Émile Durkheim aponta o ensino como instituição responsável pelo bom funcionamento de uma sociedade.
Um clássico da Sociologia! Na presente obra, o objetivo a que se propõe Durkheim é determinar a causa do desenvolvimento da divisão do trabalho nas sociedades modernas e dos desregramentos que aparentemente advêm desse progresso.
Este livro reúne alguns estudos de Durkheim que abordam o seu pensamento acerca de problemas gerais dos quais habitualmente se ocupam os filósofos – como as relações entre a matéria e o espírito, a consciência e a natureza, a razão e a sensibilidade – e não a respeito de uma questão sociológica em particular.
Física dos Costumes e do Direito
Esta obra póstuma, publicada pela primeira vez em 1950, foi elaborada a partir da reunião de diversos manuscritos inéditos de cursos de sociologia – apresentados sob a forma de conferências – ministrados por Émile Durkheim entre 1890 e 1900 na Universidade de Bordeaux, e repetidos na Sorbonne em 1904 e 1912.
Estudo de Sociologia
Considerado uma das obras-mestras da Sociologia, este clássico estudo de Durkheim apresenta o suicídio como um fenômeno cujas origens encontram-se fundamentadas na própria sociedade.
Considerada um clássico por sua inovação e força revolucionária esta obra constitui um manual de consulta indispensável nos cursos de ciências humanas seja pela sua institucionalização como também pela sua formulação metodológica.
Bem-vindo à aventura fascinante de enfrentar o fantasma da liberdade.
Do ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1912). Representativo do pensamento científico do início do século XX, O Homem, Esse Desconhecido analisa o ser humano e sua relação com os problemas sociais modernos.
Este livro reúne alguns estudos de Durkheim que abordam o seu pensamento acerca de problemas gerais dos quais habitualmente se ocupam os filósofos – como as relações entre a matéria e o espírito, a consciência e a natureza, a razão e a sensibilidade – e não a respeito de uma questão sociológica em particular.
ISBN: 978-85-7283-913-6
Formato: Livro brochura (paperback)
Número da edição: 1
Data do lançamento: 02/01/2015
Número de páginas: 104
Idiomas do produto: Português
Peso: 130 g
Comprimento: 8 mm
Largura: 140 mm
Altura: 210 mm
Em Da Arte da Guerra, Maquiavel não se preocupa com o desenvolvimento esmiuçado de uma teoria política que tenha o fenômeno bélico como componente privilegiado mas sim em exibir uma concepção da guerra do ponto de vista da arte e de sua exeqüibilidade e funcionalidade.
A Teoria do Ordenamento Jurídico é uma das mais importantes obras do debate jurídico.
Bases Epistemológicas e Metodológicas
Este livro analisa os fundamentos e as formas institucionais e políticas da formação na área do Direito e questiona suas contradições e reducionismos, apresentando uma reflexão crítica sobre o ensino do Direito.
Manual prático de oratória, a Retórica a Alexandre possui grande valor como uma contribuição de ensino de um mestre sofista.
Edição do clássico francês que traz uma inusitada situação: dois grandes filósofos, Maquiavel e Montesquieu, encontram-se no inferno para discutir os mais importantes temas políticos e sociais.
Mais um clássico da filosofia e da teologia de Tomás de Aquino, presente em uma das suas mais importantes obras, as famosas Questões Disputadas.
A Teoria da Norma Jurídica foi o curso ministrado por Norberto Bobbio antes da elaboração de Teoria do Ordenamento Jurídico.
Escrita como tese de doutoramento de Henri Bergson, em 1889, Ensaio sobre os dados imediatos da consciência é uma obra que vincula a psicologia à metafísica em uma abordagem poderosa e original.
Este livro, A vontade de Deus, é uma tradução inédita em português da questão 23 das Quaestiones disputatae De Veritate, composta por oito artigos.
Edição bilíngue (português/latim) da obra do famoso jurisconsulto clássico romano, caracterizado por seu espírito humanista e equitativo, cuja obra foi fundamental na evolução do direito romano e bizantino.