A República
R$85.00A República (ou Da Justiça) é a obra mais traduzida, difundida, influente e estudada de Platão.
A República (ou Da Justiça) é a obra mais traduzida, difundida, influente e estudada de Platão.
Neste clássico que tem atraído a atenção de estudiosos e intrigado leitores desde a sua publicação no século 16, Thomas More idealiza uma ilha onde não existe a propriedade privada nem o dinheiro, e onde o Estado preocupa-se com a felicidade do povoe a organização da produção.
As Cartas (Epístolas) são importantíssimas, a despeito da questão de sua autenticidade, pois constituem o único registro histórico de que dispomos acerca da atividade de Platão na tentativa de concretizar o seu ideal político.
Neste clássico das ciências políticas, Montesquieu narra a história política de um dos maiores povos da Antiguidade, embasada em relatos históricos, de forma direta, com foco no essencial e naquilo que determina o curso dos acontecimentos, permitindo ao leitor visitar o passado para elucidar o presente.
Estão reunidos neste volume três diálogos expressivos de Platão que tratam de temas centrais da filosofia platônica.
Em Diálogos II, a Edipro convida o leitor a adentrar, e principalmente revisitar, o universo dialógico do filósofo grego Platão de forma didática, contextualizada e comentada, por meio de acurada tradução.
É praticamente impossível estabelecer uma nítida fronteira entre o pensamento socrático e o platônico.
Este livro reúne quatro Diálogos apresentados por Platão: Parmênides (ou Das Formas); Político (ou Da Realeza); Filebo (ou Do Prazer); Lísis(ou Da Amizade).
Este volume apresenta uma rica seleção das lições do grande filósofo Platão, trazendo à baila vários assuntos importantes para a humanidade: O Banquete traz reflexões sobre o amor; Mênon, o conceito de virtude; Timeu traz a questão: “De onde viemos?”; Em Crítias somos levados a pensar sobre guerra, política e morte, esta talvez a maior preocupação do homem.
Este livro reúne cinco diálogos apresentados por Platão: Crátilo (ou Da Correção dos Nomes); Cármides (ou Da Moderação); Laques (ou Da Coragem); Ion (ou Da Ilíada); Menexeno (ou Oração Fúnebre).
Os diálogos “Suspeitos” e “Apócrifos”, independentemente da questão de sua autenticidade ou de sua autoria, incontestavelmente não saem da esfera das profundas indagações filosóficas de Platão, além de constituírem obras valiosas na construção do que convencionamos chamar de platonismo.
Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates obra conhecida desde 1569 pela expressão latina memorabilia é além de um texto histórico um genuíno panegírico e uma ‘matéria jornalística’ na perspectiva dos gregos contemporâneos de Xenofonte e Platão.
Ou Da alma
Ambientado no cárcere de Atenas, o Fédon mostra Sócrates e seus discípulos no último dia da existência do mestre, que, condenado à morte, tomará a cicuta antes do pôr do sol.
Fedro é um diálogo platônico que trata da investigação sobre a retórica e o amor.
Uma brilhante obra considerada um clássico da literatura filosófica ocidental! Indicada a todos aqueles cujo espírito elevado busca enaltecer-se em meio às reflexões sobre o amor suas origens e os mitos que o envolvem.