A cidade antiga
R$79.90Em A Cidade Antiga, o historiador francês Fustel de Coulanges analisa a formação das instituições gregas e romanas, incluindo o Direito.
Em A Cidade Antiga, o historiador francês Fustel de Coulanges analisa a formação das instituições gregas e romanas, incluindo o Direito.
As Cartas (Epístolas) são importantíssimas, a despeito da questão de sua autenticidade, pois constituem o único registro histórico de que dispomos acerca da atividade de Platão na tentativa de concretizar o seu ideal político.
Nesta obra, Aristóteles estabelece o instrumento da lógica formal, base do pensamento científico.
Incrivelmente atual, um verdadeiro tratado sobre os benefícios que os inimigos podem trazer para um indivíduo.
(Psykhe) – Alma – é, para Aristóteles, o princípio vital de todo ser vivo, animal ou planta, ou, em outros termos, o princípio que anima os corpos dos seres vivos.
Um verdadeiro tratado sobre educação, que permanece tão atual quanto nos tempos em que fora escrito.
Situado entre Do Céu e Meteorologia, e subordinado à Física, cuja leitura (bem como dos primeiros) não dispensa para sua compreensão, “Da Geração e Corrupção” é um importante tratado compacto que integra a chamada filosofia da natureza aristotélica.
Do amor aos filhos aborda um tema clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo: os sentimentos de amor entre pais e filhos.
Este tratado, cujo objeto é a cosmologia [kosmologia] – palavra que poderíamos traduzir por ”estudo do universo ordenado”, o que corresponde essencialmente ao que chamamos modernamente de Astronomia –, guarda estreita proximidade com a Física, de cuja leitura e estudo não prescinde, até porque sua compreensão depende de conceitos fundamentais contidos e explicados na Física; também está intimamente aparentado ao Da Geração e Da Corrupção e ao Meteorologia.
Já em sua terceira edição atualizada pela Cambridge, esta obra agora traduzida para o português apresenta uma concisa e ilustrada história moderna da Grécia, a partir das primeiras agitações do movimento nacional no fim do século XVIII.
Este é quinto volume da clássica série Histórias de Heródoto, composta por 9 livros, todos em edição de colecionador capa dura, com comentários e ricas notas da Doutora em História Social (USP), Pós-Doutora em Estudos Literários (UNESP) e em Letras Clássicas (USP), Maria Aparecida de Oliveira Silva.
Neste Livro VI – Érato das Histórias, Heródoto continua a narrar a Revolta da Iônia em seus últimos acontecimentos: a dominação persa das ilhas do Mar Egeu e o destino de Histieu, o tirano de Mileto que tramou contra o Grande Rei e incentivou os iônios à revolta.
Uma brilhante obra considerada um clássico da literatura filosófica ocidental! Indicada a todos aqueles cujo espírito elevado busca enaltecer-se em meio às reflexões sobre o amor suas origens e os mitos que o envolvem.
Em uma abordagem acessível ao público em geral e de grande proveito para estudiosos de filosofia, George Stock, ilustre Professor de Oxford, nos oferece uma exposição do estoicismo que cobre didaticamente, com clareza e competência, todos os diversos aspectos de sua filosofia.