Diálogos III – Fedro, Eutífron, Apologia de Sócrates, Críton, Fédon
R$71.00É praticamente impossível estabelecer uma nítida fronteira entre o pensamento socrático e o platônico.
É praticamente impossível estabelecer uma nítida fronteira entre o pensamento socrático e o platônico.
Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates obra conhecida desde 1569 pela expressão latina memorabilia é além de um texto histórico um genuíno panegírico e uma ‘matéria jornalística’ na perspectiva dos gregos contemporâneos de Xenofonte e Platão.
Do amor aos filhos aborda um tema clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo: os sentimentos de amor entre pais e filhos.
Este tratado, cujo objeto é a cosmologia [kosmologia] – palavra que poderíamos traduzir por ”estudo do universo ordenado”, o que corresponde essencialmente ao que chamamos modernamente de Astronomia –, guarda estreita proximidade com a Física, de cuja leitura e estudo não prescinde, até porque sua compreensão depende de conceitos fundamentais contidos e explicados na Física; também está intimamente aparentado ao Da Geração e Da Corrupção e ao Meteorologia.
Thomas Hobbes descreve, em Do Cidadão, uma doutrina baseada no pacto social e nos direitos divino e do governo civil.
Princípios do Direito Político
Publicado em 1762, Do Contrato Social – Princípios do Direito Político é um impactante clássico das ciências políticas e da filosofia política, que fundamenta o nascimento dos direitos humanos e dos ideais igualitários.
Incluindo: a polêmica em torno “Do Espírito das Leis”
A obra estabelece uma análise minuciosa sobre a elaboração das leis, abordando o verdadeiro sentido do espírito das leis; separação dos poderes, competência dos três poderes e a necessidade de sua divisão.
Com uma nova abordagem da filosofia, rompendo com os limites e as incoerências do passado, Friedrich Engels e Karl Marx fundaram o socialismo científico ao desenvolverem os fundamentos teóricos do socialismo e do comunismo, transformando-os em filosofia do proletariado.
Desde a sua primeira edição, em 1764, Dos Delitos e Das Penas provocou (e continua provocando) as mais intensas polêmicas, devido principalmente ao seu embasamento francamente humanista.
Em Educação e sociologia, Émile Durkheim aponta o ensino como instituição responsável pelo bom funcionamento de uma sociedade.
Desde a sua publicação, no século XVI, Elogio da Loucura vem gerando diversas reações nos leitores, do entusiasmo à indiferença… e converteu-se em um ícone da história do Humanismo e da história cultural do Ocidente.
Publicado em 1762, este incontornável clássico da filosofia moderna provoca e fascina o leitor de hoje quase com a mesma intensidade com que chocou o século das Luzes.
Bases Epistemológicas e Metodológicas
Este livro analisa os fundamentos e as formas institucionais e políticas da formação na área do Direito e questiona suas contradições e reducionismos, apresentando uma reflexão crítica sobre o ensino do Direito.